top of page
Search
  • Thalita Paes

I Workshop em Propriedade Industrial – Instituto de Química/UFG em Goiânia


Nos dias 13,14 e 15/12/2019, foi realizado o I Workshop em Propriedade Industrial – IQ/UFG, em Goiânia – GO, como encerramento do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Propriedade Industrial - Patentes do Instituto, coordenado pela Profa. Dra. Tatiana Duque e formatura da primeira turma de especialistas nesta área pela UFG.

O evento aberto ao público, contou com a participação de diversos nomes, entre pesquisadores acadêmicos e docentes, e profissionais especialistas da área de Propriedade Industrial e Inovação, objetivando apresentar à sociedade a importância do conhecimento sobre a área e divulgando pesquisas referentes a esse campo e resultados da boa gestão de propriedade industrial (PI), tanto no setor produtivo quanto na academia.


No evento foram apresentadas palestras e oferecidos minicursos, todos gratuitos, trazendo aos participantes os novos aspectos do conceito e da amplitude de atuação da Propriedade Industrial, no que se refere ao crescimento econômico e social da comunidade, além da atuação no desenvolvimento da ciência e tecnologia, por meio do fomento ao ciclo da inovação. Essa moderna visão acarreta novas perspectivas para o pesquisador e o profissional, devido às abordagens diferenciadas que podem trazer à rotina de trabalho.


Dentre os palestrantes convidados, estiveram o Prof. Dr. Edward Madureira Brasil – Reitor da Universidade Federal de Goiás, Prof. Dr. Jesiel Freitas Carvalho – Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação – UFG -GO, com a palestra “ Perspectivas da pesquisa e inovação na UFG, na atual conjuntura”; Profa. Dra. Amedea Seabra – UFABC – SP, que apresentou “A proteção da propriedade industrial nas universidades”; Prof. Dr. Márlon Herbert F.B. Soares – UFG – GO, Palestrando “ Informação versus conhecimento”; Me. Lara Guerreiro – INPI – GO, ministrando a palestra “O Panorama das Marcas no âmbito do Tratado de Madrid; Marçal Henrique Soares - Presidente Executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de Goiás, com a palestra “Inovação, Propriedade Industrial e a Indústria Farmacêutica em Goiás; Profa. Dra. Tatiana Duque – UFG-GO apresentando “Perspectivas do Curso de Especialização em Propriedade Industrial em Goiás”. A Patent Abilit, também esteve presente no evento, com a fundadora Thalita Paes ministrando o curso “Formas de explorar a informação em análises de FTO” e participando como apoiadora do I Workshop em Propriedade Industrial – IQ/UFG.


Fotos: 1- Prof. Dr. Edward Madureira Brasil – Reitor da UFG; 2 - (esq à dir) Profa. Tatiana, Prof. Edward, Me. Lara, Me. Thalita e Prof. Márlon; 3 - Dr. Marçal Soares; 4 (esq à dir) Marco Baleeiro, Thalita Paes, Jesiel Carvalho, Profa. Tatiana, Profa. Amedea e Antônio Carlos Chaves; 5 - Jesiel Carvalho - Pró-Reitor da UF; 6 - Lara Guerreiro do INPI; 7 - Profa. Amedea Seabra.


O evento também foi marcado pela apresentação de pôsteres e trabalhos de conclusão de curso da primeira turma do Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Especialização em Propriedade Industrial - Patentes, iniciativa que contou com efetiva participação de Thalita Paes como docente convidada de diversos módulos desse curso que teve a duração de 18 meses. Thalita Paes juntamente a outros professores do curso de especialização também compôs a banca de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e da comissão que julgou os melhores pôsteres apresentados pelos alunos.



Nessa premiação foram concedidos a Tales Martins, colaborador da Patent Abilit, os títulos de melhor TCC e melhor poster do Workshop.



Fotos: (esq sup à dir inf): 1 - segundo melhor TCC - Lucas Fernandes Aguiar; 2- menção honrosa ao pôster de Geovany Albino de Souza; 3 - menção honrosa ao pôster de Fernanda Leonor de Brito; 4 - terceiro melhor TCC - Antônio Carlos Chaves Ribeiro; 5 - melhor TCC - Tales Martins


A Patent Abilit parabeniza a todos os alunos, convidados que gentilmente nos honraram com suas valiosas palestras e minicursos e a todos os envolvidos no I Workshop em Propriedade Industrial – IQ/UFG, agradece a participação de todos e reitera seu compromisso com a ética e o profissionalismo na área de propriedade intelectual, e seguirá contribuindo para o desenvolvimento econômico-social do país, não apenas com atuação técnica, mas também na formação e capacitação de profissionais na área.


Conhecimento é algo que quanto mais se divide mais se multiplica

67 views0 comments
bottom of page