top of page
Search
  • Thalita Paes

Divulgação de Livro - Ciência, Tecnologia & Inovação - Diálogos e Caminhos


Tenho o prazer de divulgar o livro "Ciência, Tecnologia e Inovação - Diálogos e Caminhos" organizado por Gilson Pôrto Júnior e Marco Antônio Baleeiro Alves da Universidade Federal do Tocantins que reúne uma rica obra contemplando estudos sobre inovação no Brasil.

Tive a honra de contribuir com a autoria do capítulo 4 “O Marco Legal da Ciência e Tecnologia e seus efeitos na gestão patentária e nas parcerias para inovação entre universidades e indústrias farmacêuticas do centro-oeste” juntamente com a Prof. Tatiana Martins e Lucas Fernandes Aguiar.

A reigão Centro-Oeste brasileira é um pólo industrial bastante importante (em especial de indústrias farmacêuticas) bem como um pólo de pesquisas através das bem conceituadas Universidades Federais de Goiás (UFG), Mato Grosso (UFMT), Mato Grosso do Sul (UFMS), Da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) (esta última, embora esteja situada na região norte, teve suas raízes na realidade da região centro-oeste e, por isso, tem passado por um processo de desenvolvimento distinto das demais universidades federais daquela região).

Em nosso trabalho, buscamos analisar a forma com que as principais Universidades Federais do Centro-Oeste estão se preparando para atuar com o marco legal da ciência e tecnologia.

Através de nosso levantamento, foi possível observar o aumento da preocupação das indústrias farmacêuticas e universidades do Centro-Oeste brasileiro com a proteção de seus desenvolvimentos por meio de patentes resultante do estímulo provocado pelo marco legal da ciência e tecnologia.

Percebemos a melhoria da qualidade da gestão desses bens intangíveis verificamos que o próximo passo será o estreitamento das relações para o estabelecimento de parcerias universidades-empresas cada vez mais eficientes.

Outros estudos bastante interessantes estão presentes no livro e recomendo fortemente a interessante leitura.

11 views0 comments
bottom of page