Search
  • Thalita Paes

20 de Janeiro - Dia do Farmacêutico


Farmácia é uma profissão com um leque de atuações enorme, sempre buscando a promoção de curas, prevenções e bem-estar de todos.

Você, leitor, já se deu conta de como o profissional farmacêutico está multiplicado em tantas áreas dedicadas a pesquisa, produção, comercialização de medicamentos e atendimento de pacientes?

Os farmacêuticos atuam desde as universidades em diferentes ramos da pesquisa básica, passando pela indústria farmacêutica, indústria de alimentos, suplementos alimentares, até nos laboratórios de análises clínicas, nos hospitais, nos postos de saúde, nas drogarias, nas farmácias de manipulação...

Estão à procura de novos compostos químicos ou biológicos, fitoterápicos ou homeopáticos e pesquisando como interagem com o organismo. Estão encontrando as doses terapêuticas de fármacos que curam doenças, mas poderiam ser tóxicos em concentrações maiores.

Estão discutindo normas para regulamentar o uso e a comercialização dos medicamentos, para melhorar o acesso da população.

Estão atuando em educação, seja como professores, seja como orientadores em equipes multidisciplinares de medicina da família e em ONGs, juntamente com médicos, enfermeiros, etc.

Estão buscando explicações sobre como as doenças são propagadas e quais são seus agentes etiológicos, quais suas formas de prevenção e como tratá-las com medicamentos.

Estão permeando desde a área química, biológica até a engenharia,  produção, cálculos, área jurídica e regulatória.

É o único profissional que poderá formular medicamentos nas mais diferentes formas farmacêuticas, seja como comprimidos, cápsulas, cremes, pomadas, xaropes, gotas, colírios, injetáveis estéreis, dispositivos de inalação, entre inúmeras outras! 

E não menos importante, estão atuando na proteção e no monitoramento da propriedade industrial desta área que inova diariamente e, como não poderia deixar de ser, é tratada de forma tão diferenciada na legislação de patentes.

As patentes farmacêuticas cumprem um papel importante na sociedade, nas indústrias e na comunidade científica. Inventores e empresas que inovam na busca por novos medicamentos devem ser premiados com a concessão de suas patentes. Mas ao mesmo tempo é uma área sensível! As patentes farmacêuticas nunca devem estar acima do interesse social dos medicamentos, do acesso da população a estes tratamentos e por isso é uma área tão monitorada, seja pelo Estado, pelas Organizações e Tratados Internacionais e até mesmo pelos concorrentes e universidades.

Sem dúvida nós, farmacêuticos, nos orgulhamos de nossa missão e profissão, e o dia 20 de janeiro deve sempre ser comemorado!

A Patent Abilit parabeniza a todos os colegas farmacêuticos pelo seu dia!

#diadofarmacêutico

10 views0 comments